Abgail
3 min readMar 19, 2021

Breaking Bad e a Fotografia

A minha paixão pela fotografia, na verdade, se deu por filmes e pinturas e de tudo aquilo que imita um pouco um do outro. E era o que o brilhante Diretor de fotografia Michael Sloves fazia, teve o talento de transformar Breaking Bad em uma pintura criando uma linguagem visual única. Inclusive, foi sua ideia colocar o ursinho de pelúcia flutuando na piscina.

A principio, quando dei início a série, fiquei obcecada pela música, historia, escrita, atuação, direção e fotografia dela. Não importa o que eu assista, Breaking Bad vai ser sempre superior, individual e extraordinária e nenhuma outra série de TV vai superar ela.

Uma das minhas cenas preferidas da série é quando Jesse ingere heroína pela primeira vez com Jessica e começa a flutuar da cama para fora do set. Vale enfatizar, que não existem efeitos visuais ou computadores. O diretor de fotografia conta que foram feitos com pedaços de madeira e foi posta uma câmera em sua cabeça, pronto. Essa foi foda.

Sem dúvida, a série é conhecida pela criatividade que eles tinham com as cenas, paleta de cores, um roteiro impecável e sua perspicácia na exploração de câmera e movimentos. Se observa muito eles usando timelapses, principalmente quando jesse e Walter estão indo para o deserto, onde vemos sempre as fotos em planos bem abertos. Sempre usufruem disso para mostrar tudo do cenário no deserto, o que nos faz pensar que é realmente uma pintura num quadro.

Além dos tons quentes como amarelado da cena no laboratório no deserto, a paleta de cores existem de acordo com o humor e situação dos personagens, no início da série todos usam cores mais frias e no decorrer da trama a cor de suas roupas mudam para mais escuras e quentes.

Uma das melhores partes é quando Jesse e Walter passam quatro dias presos no deserto e a van tem problemas com a bateria, é onde eu encontro as fotografias mais incríveis da série, não só desse momento, mas todas feitas no deserto. Impecável.

Eu só tenho a agradecer a equipe inteira por entregar essa obra de arte ao mundo, porque de fato, foi a série mais foda que eu já assisti.